ACESSE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE O MEU TRABALHO E SESSÕES DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO E/OU CONSULTORIA

Série Sabedoria Inata: XXII - Respiração: Inspirar x Expirar Por Sandrah Belleza Novelli












Respiração: Inspirar x Expirar



Mas... De novo falar sobre respiração?

Sim!

E porque?

Porque vamos falar sobre uma parte importante!

E qual é?

É sobre a expiração.

E porque?

Porque muito se fala sobre a inspiração,

mas pouco sobre a expiração.

No sentido de que,

se você tem ar 'viciado' ou 'sujo'

(vamos chamar assim por falta de um termo melhor),

e a sua inspiração é mais longa que a sua expiração,

você não está conseguindo eliminar com eficiência

esse 'ar viciado' dos seus pulmões...


Faz sentido?

Não! Então pare a leitura por aqui.


Mas... Se Sim!

Vamos continuar...


Se você fizer um exercício de respiração simples:

a cada 3 horas, por exemplo,

(pode colocar o despertador do seu celular para lembrar)

parar só por 3 minutinhos,

só 3 minutinhos... 1... 2... 3...,

e prestar atenção à sua respiração,

e inspirar (contando até 3, por exemplo) e

depois expirar (contando até 6, por exemplo)

já vai estar proporcionando

uma limpezinha e seus pulmões vão agradecer.

Pode perceber, por exemplo,

quando você dá um suspiro,

como é que sua respiração 'funciona'...

você 'toma' um ar rápido...

e depois... voilá... 'solta'mais longo um pouco, e

automaticamente, sente um alívio... é isso.


E... Se a essa expiração

você conseguir imprimir um 'som',

um pequeno 'zumbido',

o que acontece?

Produz o óxido nítrico,

que dilata os vasos sanguíneos,

e mantém o coração e corpo em estado saudável.

Sensacional!


Há ainda mais 2 informações importantes

que eu gostaria de deixar aqui:


* sobre os pulmões serem os órgãos

que a medicina chinesa

(que é uma sabedoria milenar,

de mais de 5000 anos)

denomina como órgão que retém

o sentimento de tristeza,

então, se conseguir fazer liberações diárias e constantes

desse ar viciado estará, consequentemente,

liberando também a(s) sua(s) tristeza(s),

e/ou lembranças, traumas, situações

que 'gravaram' nas células dos seus pulmões essa memória,

e se o fizer com Consciência, tanto melhor,


* e sobre o nervo vago,

importante nervo do corpo humano,

e pesquisas atuais demonstram que

quanto mais longa for a sua expiração

mais você está ativando o nergo vago,

que é o responsável pela tonalidade vagal

(que é um indicador da resiliência do sistema nervoso,

ou seja, é um maestro invisível,

que orquestra as funções mais vitais do corpo humano),

além de influenciar na produção de neurotransmissores

como serotonina, por exemplo,

que reduzem os níveis de estresse, ansiedade e depressão.


Então, com a expiração mais longa que a inspiração,

que ativa o sistema nervoso parassimpático, e

que com o passar do tempo,

vamos conseguindo realizar automaticamente,

sem precisar parar, pensar e contar,

nos auxilia a viver melhor,

a estarmos em conexão com a paz interior,

com o coração,

com a plenitude da alma.


É simbólico liberar o que não nos serve mais,

seja o ar que está viciado dentro dos pulmões,

ou qualquer outro:

* pensamento,

* sentimento,

* emoção,

ou objetos e coisas que não usa mais,

enfim, libertar o velho e antigo

para dar passagem para entrar o novo e o inusitado.

Que tal?


E, se precisar de ajuda,

estou à disposição para atender você.


Aguardo o seu contato.


Com carinho,


Sandrah




TERAPEUTA DE FREQUÊNCIA VIBRACIONAL


+55 (11) 964.311.500 WhatsApp



Até breve!


Sandrah




Série Sabedoria Inata: XXI - Timo Por Sandrah Belleza Novelli








Timo


O timo é uma glândula fascinante e

essencial para o nosso sistema imunológico.

Localizada no tórax,

atrás do esterno e entre os pulmões,

essa pequena glândula desempenha um papel crucial

no desenvolvimento e maturação das células T,

um tipo de linfócito fundamental para a defesa

do nosso organismo contra infecções e doenças.


A "escola" das células T:


Imagine o timo como uma verdadeira "escola" para as células T. 

Essas células precursoras são produzidas na medula óssea e 

migram para o timo,

onde passam por um rigoroso processo de seleção e maturação. 

Nesse ambiente especial,

elas aprendem a distinguir

entre as células do nosso próprio corpo

e os invasores estranhos, como vírus e bactérias.

As células T que não "passam" nesse treinamento

são eliminadas,

garantindo que apenas as células de defesa competentes

e não auto-reativas sigam para o resto do corpo.


Além da imunidade:


Embora sua função principal seja imunológica,

o timo também secreta hormônios,

como a timosina,

que auxiliam na maturação e atividade das células T

em outras partes do corpo.

Alguns estudos sugerem que esses hormônios

podem ter outras funções,

como influenciar o crescimento e até mesmo o envelhecimento.


O timo ao longo da vida:


O timo é mais ativo durante a infância e a adolescência, 

atingindo seu tamanho máximo nessa fase.

Com o tempo,

ele começa a diminuir gradualmente

em um processo chamado involução tímica.

Apesar dessa redução,

o timo ainda mantém alguma atividade na vida adulta, 

contribuindo para a produção de novas células T,

embora em menor quantidade.


O que o timo faz de especial por nós?


Fortalece o sistema imunológico:


Ao garantir a maturação adequada das células T,

o timo nos protege de uma ampla gama de patógenos

e contribui para a nossa capacidade de combater infecções. 


Previne doenças autoimunes:


O processo de seleção no timo ajuda a eliminar células T

que poderiam atacar os próprios tecidos do corpo,

um mecanismo crucial na prevenção de doenças autoimunes. 


Reserva de células de defesa:


Mesmo na vida adulta,

o timo continua a produzir novas células T,

ajudando a manter uma reserva de defesa imunológica.

Embora não haja maneiras diretas de "fortalecer" o timo, 

manter um estilo de vida saudável com boa nutrição,

exercícios regulares e sono adequado

pode apoiar a saúde geral do sistema imunológico,

incluindo a função do timo.

Pesquisas futuras podem trazer novas descobertas

sobre o potencial dessa glândula maravilhosa e

como podemos otimizar sua função ao longo da vida.


E o que podemos fazer

para ''ativar'' o nosso querido timo?


Leves batidinhas ou toques na região do peito:


Algumas práticas de bem-estar e cura energética

defendem que leves toques ou

batidinhas suaves com os dedos

na região onde o timo está localizado

- ( parte superior do tórax, no centro ) -

podem estimular a glândula e

fortalecer o sistema imunológico.

Essa técnica é, por vezes, associada

à ativação de centros de energia do corpo.


Exercícios de respiração:


Práticas de respiração profunda e consciente

são conhecidas por reduzir o estresse e promover o relaxamento, 

o que indiretamente pode beneficiar o sistema imunológico.


Visualizações:


Algumas técnicas de meditação e visualização

envolvem focar a atenção em uma parte específica do corpo, 

como o timo, e

imaginar luz ou energia curativa fluindo para essa região. 

E pode haver uma conexão mente-corpo

que contribua para o bem-estar.


Movimentos suaves e alongamentos da parte superior do corpo: 

Alguns exercícios suaves que abrem a região do peito e 

promovem uma boa postura

podem ser interpretados como benéficos

para a área onde o timo está localizado,

melhorando o fluxo de energia ou a circulação

(embora o timo não dependa diretamente da circulação

da mesma forma que um músculo).


Que tal fazer o exercício

de suaves batidinhas no centro do peito,

bem naquele local

onde apontamos o dedo

quando falamos ''eu''!


E liberar a tristeza, a angústia, estresse,

a ansiedade, as preocupações, ressentimento,

a raiva, as frustrações, a culpa, etc.

ou qualquer outro sentimento negativo

que esteja te tirando a paz.


E, se precisar de ajuda,

estou à disposição para atender você.


Aguardo o seu contato.


Com carinho,


Sandrah




TERAPEUTA DE FREQUÊNCIA VIBRACIONAL


+55 (11) 964.311.500 WhatsApp



Até breve!


Sandrah





Série Sabedoria Inata: XX - Alma x Encarnação Por Sandrah Belleza Novelli

 







Alma x Encarnação



A antroposofia, desenvolvida por Rudolf Steiner,

oferece uma perspectiva bastante particular

sobre a febre em bebês e crianças,

que difere da visão biomédica tradicional.

Segundo a antroposofia,

a febre não é apenas um sintoma a ser combatido,

mas um processo fundamental

para o desenvolvimento do ser humano,

especialmente na infância.


A Entrada da Alma no Corpo Físico


A ideia de um modo muito simplista

de que a febre está ligada à

"entrada da alma no corpo físico"

é uma simplificação

de um conceito mais profundo na antroposofia.

Para Steiner,

o ser humano é composto por quatro "corpos"

ou níveis de organização:


Corpo Físico: A parte material e visível.

Corpo Etérico (ou Vital): Responsável pelos processos vitais, crescimento, regeneração e memória.

Corpo Astral (ou Anímico): Relacionado às emoções, sentimentos, impulsos e à vida consciente.

Eu (ou Espírito): O centro da individualidade, da autoconsciência e do propósito.


No período da infância,

especialmente até os 7 anos,

a antroposofia entende

que a organização do Eu e do corpo astral

está em um processo de "encarnação" mais profunda

no corpo físico e etérico.

É como se a individualidade da criança

estivesse se enraizando e moldando sua estrutura biológica.

A febre, nesse contexto,

é vista como uma manifestação desse processo.

Ela representa uma atividade intensa

do corpo astral e do Eu,

que trabalham para "aquecer" e transformar o corpo físico, 

liberando-o das heranças genéticas e das influências externas 

para que a individualidade da criança

possa se expressar plenamente.

A febre seria, então, um processo de purificação e fortalecimento, 

que auxilia o organismo a construir suas próprias defesas e

a consolidar a individualidade.


A Febre como Processo de Desenvolvimento

A visão antroposófica da febre destaca os seguintes pontos:


Fortalecimento do Sistema Imunológico:

A febre é vista como um mecanismo natural de defesa

que estimula o sistema imunológico,

auxiliando o organismo a combater infecções e

a desenvolver uma imunidade mais robusta.


Purificação e Eliminação:

A elevação da temperatura corporal ajuda a "queimar" e 

eliminar substâncias e padrões herdados,

permitindo que a criança desenvolva sua própria constituição.

É um processo de "limpeza" interna.


Conexão com a Individualidade:

Ao lidar com a febre, a criança estaria, de certa forma, 

"assumindo" seu próprio corpo,

tornando-o mais permeável à sua essência individual.

Esse processo contribui para a formação da personalidade e

do "Eu" consciente.


Desenvolvimento de Processos Inflamatórios:

Processos febris e inflamatórios na infância

são considerados importantes

para o amadurecimento do corpo etérico e do corpo astral,

que estão se integrando ao corpo físico.

Abordagem Antroposófica da Febre


Diante dessa compreensão,

a medicina antroposófica

não busca suprimir a febre de forma agressiva,

mas sim compreender sua causa e

também apoiar o processo natural do organismo.


O foco é em:


Observação do Estado Geral da Criança:

Mais importante do que o valor numérico da temperatura,

é o estado geral da criança (se está ativa, responsiva, se hidrata).


Estímulo à Autorregulação:

Métodos que apoiam o organismo a regular sua temperatura e

a lidar com a febre, como compressas mornas,

chás específicos e repouso, são frequentemente utilizados.


Medicação com Critério:

Antitérmicos são usados apenas em situações específicas,

como febres muito altas

que causam grande desconforto ou risco de convulsões febris, e 

sempre com a intenção de modular o processo,

não de interrompê-lo completamente.


Conscientização dos Pais:

A antroposofia busca educar os pais sobre o significado da febre, 

ajudando-os a superar o "medo da febre" e

a confiar na capacidade de autorrecuperação da criança.


Em resumo,

a antroposofia vê a febre na infância

como um fenômeno salutar e

essencial para o desenvolvimento integral do ser humano,

um momento em que

a individualidade da criança se fortalece

e se enraíza em seu corpo físico.

É um processo de encarnação mais profundo.


E, se precisar de ajuda,

estou à disposição para atender você.


Aguardo o seu contato.


Com carinho,


Sandrah




TERAPEUTA DE FREQUÊNCIA VIBRACIONAL


+55 (11) 964.311.500 WhatsApp



Até breve!


Sandrah